JOÃO
CARLOS RODRIGUES DA SILVA
Nasceu em Quixeramobim,
Ceará, a 23 de junho de 1968. Filho de Antônio Rodrigues da Silva e de Raimunda
Sampaio Rodrigues da Silva. Graduou-se em Letras-Literatura pela Universidade
Federal do Ceará (UFC) e fez os seguintes cursos de pós-graduação: Especialização
em Descrição da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Ceará;
Especialização em Coordenação Pedagógica, pela Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro; Mestrado em Linguística, também pela UFC; e Doutorado em
Linguística, pela Universidade de Brasília. Pertence ao Quadro Complementar de
Oficiais do Exército Brasileiro, Magistério, e trabalha como professor de
Língua Portuguesa no Colégio Militar de Fortaleza. Antes de ingressar no
magistério militar, lecionou por mais de uma década em cursinhos e em colégios
particulares de Fortaleza. Dentre eles, destacam-se Colégio Nossa Senhor das
Graças, no Bairro de Fátima, GEO Studio, Antares, Evolutivo, Tiradentes, Tony e
Curso Elite Vestibulares. A atuação no Colégio Militar iniciou-se em 2009, quando
veio transferido do Estado-Maior do Exército, em Brasília. Nessa tradicional
instituição do Exército, lecionou no 8º ano, no 2º ano e no 3º ano, assumiu a
coordenação do Clube de Leitura, coordenação das Turmas IME/ITA, coordenação
das Oficinas do Enem. Atualmente leciona nas turmas do 3º ano, participa do
Conselho Editorial da Revista Científica Educare (do Colégio Militar de
Fortaleza) e também da Revista Kurytyba (do Colégio Militar de Curitiba). É
ainda um dos responsáveis pela organização da Antologia anual do CMF. Em
relação à produção acadêmico-literária, contam-se, dentre outras, as seguintes
publicações: Antologia Poética
publicada pela Secretaria de Cultura de Sobral; Contos que eu conto, livro de contos em 1998; Vírgula: usos e omissões em redações de alunos no vestibular da UFC
97.1.; A construção da argumentação
na crônica de rádio "Doa a quem doer"; Época, Veja e o (e)leitor: análise crítica de uma corrida presidencial.
Dentre os artigos publicados em revistas e congressos, destacam: Concepções, conceitos e preconceitos sobre a
profissão professor; O Colégio Militar de Fortaleza e a reformulação do ensino
médio: da estrita divisão disciplinar ao ensino por habilidades e competências;
Valores e crenças no processo de referenciação: uma análise do discurso
midiático; Recursos de construção e de persuasão em out-doors.
Ingressando na ALB
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