Agora você pode se inscrever usando RSS

Envie seu e-mail

sexta-feira, 22 de junho de 2018

PEDRO BANDEIRA PEREIRA DE CALDAS

Luiz
                                            PEDRO BANDEIRA PEREIRA DE CALDAS 

Um dos maiores violeiros do Nordeste brasileiro, Pedro Bandeira Pereira de Caldas, ou somente Pedro Bandeira, como é mais conhecido, nasceu no dia primeiro de maio de mil novecentos e trinta e oito, no Sítio Riacho da Boa Vista, município de São José de Piranhas PB. Filho de Tobias Pereira de Caldas e da poetisa Maria Bandeira de França, conhecida como dona Lica. É neto do famoso cantador Manoel Galdino Bandeira, de quem herdou o talento repentista. É o oitavo herdeiro de quatorze filhos gerados pelo casal, dos quais seis nasceram poetas:  Antônio, Pedro, Francisco, João, Daudeth e Cícera.
Aos seis anos de idade já fazia versos e aos dezessete tornou-se cantador profissional, nas várias modalidades tradicionais da poesia popular como, mourão, martelo agalopado, galope alagoano, galope à beira-mar, quadrão e gemedeira. Pedro Bandeira é cantador profissional há mais de sessenta anos, cordelista e escritor, autor de centenas de folhetos de cordel e poemas, livros publicados, CD’sDV’s e LP´s gravados. É conhecido como o “Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste”. 
Pedro Bandeira conquistou o mundo, cantando as tristezas e as alegrias do 
povo nordestino, apresentando-se nos sítios, nas fazendas, nas feiras das pequenas cidades, nas novenas, nas festas dos padroeiros, nos casamentos, nos batizados, nos aniversários, nas vaquejadas, nas campanhas políticas e em outros eventos.  
Poeta repentista cantador, cordelista, escritor, licenciado em letras, direito e teologia, radialista e apresentador de televisão. Autor de inúmeros cordéis e poemas, teve inúmeras participações em festivais de violeiros e cantorias, quando conquistou troféus, medalhas de honra ao mérito e diplomas. Participou de vários filmes, documentários e peças teatrais. Criou ao lado de Luiz Gonzaga e Padre João Câncio a Missa do Vaqueiro, em Serrita, PE.   
Em mil novecentos e sessenta teve um sonho com o Padre Cícero, no qual o convidou para morar em Juazeiro do Norte, Ceará, onde reside desde está época, tendo sido vereador por dois mandatos. No ano de mil novecentos e sessenta e três, casou-se com Helena Ferreira de Caldas, com a qual tem duas filhas, Íria e Analica 
Integrou o ciclo do jumento, liderado por Padre Antônio Vieira, Patativa do Assaré, Zé Clementino e Luiz Gonzaga. Autor de inúmeras músicas, gravadas por Luis Gonzaga, Fagner, Luis Vieira, Alcimar Monteiro, Trio Nordestino, Jackson Antunes e Antônio Nóbrega, dentre outros astros famosos da música popular brasileira.  Pedro Bandeira foi o fundador dos jornais periódicos: Voz do Folclore, Voz da Nova República e O Crajubar 
Cantou para o papa João Paulo II, na cidade de Fortaleza, encantou Oscar Niemeyer de repente com sua inigualável capacidade de criar. Apresentou-se várias vezes no Palácio do Planalto para os presidentes, Castelo Branco, Costa e Silva, João Figueiredo, Fernando Collor e José Sarney. Com Geraldo Amâncio, foi a primeira dupla de cantador violeiro e repentista do Brasil a cruzar o oceano Atlântico. Entre as suas apresentações na Europa, destacou-se uma realizada no Palácio Oficial da Presidência da República de Portugal para o Presidente Mário Soares.  
 Em sua trajetória foi homenageado por Luis da Câmara Cascudo, José Américo de Almeida, Jorge Amado, Téo Brandão, Rodolfo Coelho Cavalcante, Rolando Boldrim, Padre Antônio Vieira, Joaryvar Macedo, Luís Vieira, Carlos Drumonnd de Andrade, Franco Barbosa, Lucinda Azevedo e outros escritores do Brasil e do exterior, bem como por diversos cordelistas que versejaram sobre sua biografia.  
 Durante duas décadas apresentou o programa “Violas e Violeiros “na Rádio Educadora do Crato com o também poeta João Alexandre. Atualmente com oitenta anos de idade, faz suas cantorias, apresenta o programa “Na Boca da Viola”, na TV Verde Vale, e o programa “Espaço Cultural”, na Rádio Verde Vale AM. 
 Participou da AVPPFC- Associação dos Violeiros Poetas Populares e Folcloristas do Cariri.  É membro da Associação dos Poetas de Campina Grande e Patos na PB. Do   Instituto Cultural do Vale Caririense-ICVC, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. 


Luiz / Autor & Editor

biografia alb

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Distributed By Gooyaabi Templates